Não há nada errado com os dias de folga, encontrarmos amigos e aproveitarmos os ovos de chocolate.Não há pecado  algum em viajar , ver muitos filmes, sair do rotina !

O lamentável é que a gente tem se afastado cada vez mais do verdadeiro significado de datas assim .Tão distantes do lado espiritual em detrimento do fugaz, da diversão, do que não acrescenta  em absolutamente nada.
Os anos passam e seguimos o mesmo ritual dos feriados da igreja , na maior parte das vezes, para honrar uma tradição pelo puro e simples fato de ser isso - uma tradição ! Mas sequer paramos pra entender seu significado , uma reflexão maior nisso tudo.
 

Vamos lembrar ?

Quinta-Feira Santa


"Dia de preparação para a páscoa dos judeus. Jesus foi à Bethânia para a ceia da páscoa. Ao anoitecer se encontraram para a celebração, e Jesus lavou os pés dos discípulos. Próximo do fim da ceia, Judas, o traidor, se retirou. Nosso Senhor instituiu o Santo Sacrifício como sua eterna memória. Falou sobre as negações de Pedro, e em seu último discurso, os encorajou a amarem-se uns aos outros. Indo ao Getsêmani, tomou consigo três discípulos, e começou a sua agonia nos jardins. "

 

Sexta-Feira da Paixão


"Judas e os soldados se aproximavam para prender Jesus. "A hora da escuridão".fizeram interrogações antes do julgamento que estaria por vir.
Durante e entre estas audiências, Nosso Senhor foi insultado pelos guardas, Pedro o negou e se arrependeu, e Judas, após ouvir a sentença de morte, suicidou-se.
Pilatos ,tentando soltar Jesus, enviou-o para ser açoitado, e depois o apresentou ao povo. Eles ainda queriam condenar Jesus, pedindo a crucifixão. Pilatos então lavou as mãos, e o entregou para que fosse crucificado. Carregando a sua própria cruz, ele cruzou 1/4 de milha até o Gólgota, e lá, Nosso Senhor foi crucificado
A idéia era fazer o condenado morrer em público da forma mais terrível possível. Por isso deveria ser um espetáculo público. O condenado era primeiramente açoitado, para aparentar uma figura de sofrimento. Atravessava a cidade com o motivo de sua condenação escrita para que todos pudessem ver.
Quando fixado à cruz por pregos ou cordas, o homem seria elevado. Os pés deveriam ficar ao nível das cabeças dos pedestres. Ele, então, nesta condição, deveria aguardar a morte, olhando as pessoas passando, ouvindo seus escárnios e insultos. Poderiam viver por dias, até que a fraqueza, sufocação pela fumaça de fogo ou agressões os abatesse. Em tempos antigos, os corpos eram deixados na cruz, para servirem de comida aos pássaros. Mas depois era concedida uma permissão especial para enterrar os corpos. Foi desta forma que Jesus foi preso, condenado e executado - por nossos pecados."


Sábado


"Que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos."


Domingo


"A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. "


*************************************


Espero  então que aproveitemos bastante a semana santa.Viajando, comendo bastante, tomando vinho, reunindo a família, indo a praia.Mas sobretudo, que encontremos tempo para uma reflexão a respeito do sacrifício de Jesus Cristo em nome do amor por nós ( e nós? o que temos sacrificado por amor? ), sobre sofrimento ,sobre a nossa espiritualidade ( onde ela anda?), sobre o exemplo de Jesus a respeito da bondade e do amor pelo outro ( temos feito concessões? temos amado e respeitado os outros , o  suficiente? ).
Que seja um feriado de reflexão  nesse sentido.

 

Feliz Páscoa!

 

Me segue no twitter : @borgesfabiana