A Biografia do cantor que embalou com suas canções, várias histórias de amor

  • Redação
  • 09/02/2012 08:37
  • Brasil Mundo

Wanderley Alves dos Reis é mineiro da cidade de Cajuri e foi para o município de Juíz de Fora quando ainda era pequeno onde se formou em violão erudito e começou a sua carreira de músico por volta dos 20 anos. O apelido Wando foi dado pela sua avó.

Em Juíz de Fora já tocava em bailes e participava de conjuntos musicais daquela região. Mais tarde muda-se para Volta Redonda, no Rio de Janeiro, onde trabalhou como caminhoneiro e feirante.

Em 1973, foi descoberto por Nilo Amaro. Com ele compôs "O Importante é Ser Fevereiro", canção gravada por Jair Rodrigues, que também deu voz a outra de suas canções, "Se Deus Quiser". Roberto Carlos, Ângela Maria e Originais do Samba também interpretaram letras de Wando. No mesmo ano, lançou seu primeiro compacto, com a música "Maria, Mariá", e seu primeiro álbum, "Glória Deus No Céu e Samba na Terra".

Foi com o disco "Moça" que lhe deu sucesso e vendeu 1,2 milhões de cópias. E a música "Fogo e Paixão", do disco de 1988, "O Mundo Romântico de Wando", está entre os maiores hits do cantor.

Wando fez do romantismo sua marca registrada. Símbolo da música brega brasileira, falava de amor, mulher e sexo em suas letras, e tornou-se conhecido por colecionar calcinhas de fãs.

Seu último disco de inéditas, "Romântico Brasileiro, Sem Vergonha", foi lançado em 2005.