Defesa Civil recebeu 45 chamados durante o feriado

  • teresa
  • 04/05/2009 10:55
  • Maceió
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) recebeu um total de 45 chamadas no feriado de 1º de Maio, quando choveu forte em Maceió e três pessoas morreram vítimas de desabamentos e deslizamentos de terra. Desse total, dez chamadas foram feitas por moradores da Cambona, um dos bairros mais afetados da capital.

Segundo o coordenador do Centro de Gerenciamento de Emergências, Paulo Noronha, 40 pessoas estão alojadas em casas de parentes e amigos após as residências onde moram terem apresentado sinais de risco de desabamento.

“No dia do temporal, essas pessoas contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que distribuiu quentinhas para as famílias”, revela. “Como todas elas encontraram um lugar para ficar temporariamente, muitos nas casas de parentes, a Prefeitura não viu necessidade de providenciar um abrigo especial”, completa o coordenador.

Ainda segundo Paulo Noronha, os Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs) tiveram uma participação importante durante o atendimento das chamadas, fazendo o contato entre a Defesa Civil e a comunidade.

Atualmente, mais de 20 núcleos voluntários dão suporte à Defesa Civil em regiões como a Grota do Arroz, Grota do Cigano e Vale do Reginaldo. O principal trabalho dos voluntários é fiscalizar a ocupação das áreas de risco, evitando o desmatamento das encostas para garantir que não ocorram deslizamentos de terra.