Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Com o atual avança da pandemia do COVID-19 no interior dos estados, entre eles, Palmeira dos Índios, uma das cidades mais importantes do agreste alagoano, a vereadora Adelaide França (PSB) solicitou a compra de equipamentos de proteção individual (EPI), para os profissionais dos cemitérios localizados no município, e, a implantação de protocolo da OMS nos sepultamentos de pessoas com casos suspeitos e/ou confirmados no município de Palmeira dos Índios.

A medida além de preventiva é protetiva para os profissionais e familiares que acompanharem o procedimento fúnebre. "Estas medidas servem para proteger principalmente nossos profissionais que atuam nos cemitérios, eles também correm o risco da contaminação, já que o vírus continua vivo mesmo após o óbito do paciente." Afirmou Adelaide França.

As medidas da OMS incluem a presença máxima de 10 pessoas durante o sepultamento, equipamentos como macacão impermeável, máscara NR95, capacete, entre outros, além do treinamento para o paramento e desparamento dos profissionais, a fim de evitar que eles se contaminem com a roupa.

O pedido da vereadora foi aprovado pelo pares e será encaminhado ao gabinete do prefeito que adotará as medidas necessárias.