Brasil leva bronze no sincronizado de plataforma e garante vaga no Mundial

  • annaclaudia
  • 03/05/2009 13:31
  • Esporte
O Brasil conquistou a medalha de bronze na etapa canadense do Circuito Mundial de Saltos Ornamentais, que está sendo realizada em Montreal neste fim de semana. A dupla formada pelo brasiliense Hugo Parisi e o paraense Rui Marinho terminou a prova em terceiro lugar, com 386,67 pontos. A dupla vencedora foi de Cuba, formada por José Guerra e Jenkler Aguirre que somou 450,30 pontos, seguida pela dupla da Rússia Oleg Vikulov e Alexei Kravchenko com 419,10. Essa foi a primeira vez que o Brasil subiu ao pódio nesta prova.

- A competição aqui foi muito boa e serviu pra gente ter certeza que esta dupla tem bastante futuro. Foi a primeira competição internacional que participamos e já fizemos uma excelente prova. Essa também é a primeira medalha que conquisto no Circuito Mundial, e tem um gostinho especial - comemorou Hugo Parisi.

Além de levar a medalha de bronze, a dupla brasileira ultrapassou o índice para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado em julho em Roma, na Itália. O índice exigido pela CBDA era de 380 pontos e os brasileiros ultrapassaram em 6,67 pontos. Hugo já tinha alcançado o índice na prova individual no dia anterior ao somar 443 pontos e garantir sua vaga na final da prova de plataforma. Agora foi a vez do estreante Rui Marinho carimbar seu passaporte para ir a Itália para mais um desafio internacional.

- Acho que minha estréia no Circuito Mundial foi excelente e estou muito contente com os resultados. Vim pra cá com o objetivo de conseguir o índice para o Mundial e além do índice, voltarei pra casa com uma medalha - comemorou Rui Marinho, uma das grandes promessas nos saltos ornamentais do Brasil.

No domingo Hugo Parisi ainda compete na final da prova individual de plataforma de 10 metros. O favorito da competição é novamente o cubano José Guerra, campeão pan-americano no Rio em 2007 e quinto colocado nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na segunda-feira a seleção embarca para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, onde será realizada a sexta etapa do Circuito.