MPIndios Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A vereadora Adelaide França (MDB), realizou uma visita de esclarecimento a Unidade Pronto Atendimento 24 Horas Drª Helenilda Canales Pimentel (UPA24H), no municipio de Palmeira dos Índios.  Na ocasião, a parlamentar foi recebida pelo Diretor Geral da IDAB Saúde, Adilson Tralli, OS administradora da UPA. Na oportunidade Adelaide França tirou várias dúvidas sobre o serviço ofertado e a situação da unidade.

Questionado pela vereadora sobre os atendimentos, Adilson Tralli comemorou em dizer que a UPA de Palmeira tem em média 6.500 mil atendimentos por mês, e cerca de 17 mil procedimentos, atendendo mais 10 municipios. Com esses dados a unidade de saúde apresenta hoje cerca de 80% de resolubilidade dos casos.

SERVIÇO

Adilson Tralli explicou sobre o funcionamento da UPA e seus serviços ofertados. 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.

A UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação

ESPERA

Querstionado sobre tempo de espera, o diretor explicou que a unidade conta com um serviço de fila digital, da hora que o paciente entra, até sua saida, o tempo e serviço é monitorado por um sistema interligado pelos compitados. Além disso, o tempo de espera do paciente é classificado pela Escala de Risco de Manchester, que classifica os doentes por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente.

EXAME LABORATORIAL 

Hoje a UPA apenas faz a coleta do sangue e envia para o Hospital Regional, onde será processado e analisado, juntando a demanda da unidade com a demanda de outras unidades o tempo de espera para o resultado pode demorar. Por esse motivo, a UPA recebeu equipamentos de Análises Clínicas e logo passará a realizar  todo o exame na própria unidade, diminuindo o tempo de espera.

FLUXOGRAMA

Adailson Trelli explicou que todo paciente que chegar por vias próprias e não for uma emergência, irá ser acolhido na primeira recepção onde receberá um ficha e logo será chamado para a classificação. onde será atendido por um enfermeira que irá avaliar seus sintomas e classificar de acordo com a escala internacional de Manchester. Já os pacientes oriundos so SAMU e Resgate que naõ forem urgentes irão de imediato ser acolhidos pela enfermermeira da classificação. Já os pacientes de emergência irão direto para a Sala Vermelha, onde serão atendidos com equipamentos de emergencial de última geração para Suporte Avançado de Vida.

Feliz com os resultados alcançados até o momento, a vereadora ressaltou a importâcia do poder público apoiar e manter a UPA. "Essa unidade é o lugar onde se primeiro pensa na hora do sufoco, temos que sempre está vigilante e fiscalizar para que a população possa encontrar um atendimento digno, e humanizado" afirmou Adelaide França.