Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Na manhã dessa terça-feira (14), participamos da inauguração do setor de Equoterapia ( método terapêutico que utiliza cavalos na recuperação principalmente de crianças), da nossa Casa Azul/APAE, momento muito marcante e emocionante para mim, que fui uma das idealizadoras desse projeto, com o objetivo de realizar o desejo de dezenas de mães da nossa cidade, que era de não ter que se deslocarem para as cidades de Maceió ou Arapiraca, em busca de tratamento para seus filhos.

Mais um sonho realizado! Lembro-me quando em dia 24 de maio de 2017, telefonei para o prefeito Júlio Cézar e relatei o desejo de que tivéssemos uma Casa Azul em Palmeira, para tratar dos nossos autistas, e, naquele momento, informei a vontade de conhecer a Casa Azul de Arapiraca. De pronto o prefeito aceitou minha sugestão e pediu para que eu levasse a então Secretária de Saúde Kátia Born. Pois bem, no dia 25, viajei para Arapiraca juntamente com a Secretária Kátia Born, a professora Célia Sabino a Secretária de Meio Ambiente, Anna Luísa França e o meu esposo, ex-vice-prefeito Francisco de França.

.Tudo ocorreu como esperado! Realizamos a visita, e, durante o trajeto de volta fizemos planos e mais planos para a nossa Casa Azul.

Pois bem, passados pouco mais de 60 dias, em 18 de agosto do mesmo ano, estávamos inaugurando a nossa Casa Azul, localizada às margens do Açude do Goiti. Foi uma alegria geral, a emoção tomou conta de todos durante a inauguração. Naquele momento já cobrei do Deputado Leo Loureiro a implantação do setor de equoterapia, pois ainda teríamos muitos pacientes se deslocando para as cidades de Arapiraca à procura desse serviço e a resposta do Deputado foi: “vamos batalhar”.

Inicialmente a nossa Casa Azul passou a atender cerca de 120 pacientes, não só autistas, mas de diversas deficiências, e teve que crescer! E cresceu rápido! E mais uma vez o prefeito Júlio Cezar chegou junto dando apoio ao nosso sonho, e, em 30 de outubro de 2018, (01 ano e cinco meses após a inauguração), a Casa Azul mudou de sede, se instalando na Av. Governador Muniz Falcão, passando a atender mais de 300 pacientes.

Para a nossa felicidade, na manhã de ontem, 14 de maio de 2019, em menos de dois anos de sua fundação, a Casa Azul atende cerca de 360 pacientes e passa a contar atualmente com os serviços da equoterapia.

A Casa Azul oferece condições dignas de assistência e proporciona às crianças em condições especiais mais conforto, estrutura ampla e atendimento terapêutico especializado, que auxiliam no desenvolvimento pedagógico. Além de Palmeira, mais oito municípios também são atendidos pela instituição.

A Casa Azul é considerada uma das maiores referências do Estado. Assiste pacientes nas áreas de reabilitação física e intelectual. Os programas atendem pacientes diagnosticados com autismo, dificuldades de habilidades cognitivas, alterações no desenvolvimento neuropsicomotor ou situações de alto risco, como também é realizada fisioterapia em traumato-ortopedia e realização de hidroterapia, em uma belíssima piscina.

Foi através dos esforços do prefeito Julio Cezar e da  ex- Secretária Municipal de Saúde Kátia Born, contando com o apoio do Senador Benedito de Lira, Deputado Federal Marx Beltrão e Deputado Estadual Leo Loureiro, que tanto nos ajudaram nessa caminhada de implantação e desenvolvimento da nossa CASA AZUL, é que pacientes e seus pais, através da Vereadora Adelaide França, agradecem a todos!

Nosso muito obrigado!