Reprodução D565b261 57c6 4c77 b6d7 78027adaa7a0 Unidade de Transporte Sanitário do Governo de Alagoas

Na sessão desta semana na Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios, o vereador Pedrinho Gaia (MDB), visando a necessidade, solicitou ao excultivo municipal duas ambulâncias para atender de forma exclusiva as demandas da Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Regional Santa Rita.

O tipo da ambulância solicitada pelo vereador Pedrinho Gaia é a UTS (Unidade de Transporte Sanitário), um modelo de ambulância mais barato para o governo e que atende demandas como de transporte inter-hospitalar, ou seja, quando a unidade de saúde não tem suporte para atender aquele tipo de paciente, mas ele não pode ter a alta hospitalar.

Segundo o vereador o município já conta com duas ambulâncias de Pré Hospitalar, sendo uma do SAMU para atender casos clínicos e traumas e uma dos Bombeiros que atende somente casos de trauma. Devido a isso, o SAMU acaba ficando sobre carregado, já que além do pré hospitalar ele também faz a modalidade inter-hospitalar.

"Temos que dá mais assistência emergêncial a saúde do povo de Palmeira. O SAMU e o Bombeiro já tem suas responsabilidades, não podem ser sobrecarregados como ocorre em todo o Brasil." afirmou Pedrinho Gaia.

O vereador consultou especialistas no assunto e afirmou que esse tipo de ambulância podem ser transformado em outros tipos, como uma SAV (Suporte Avançado de Vida), que pelo SUS apenas o SAMU conta com esse tipo. "Se o médico ver a necessidade de transferir o paciente da UPA para a UTI do Hospital, ele pode botar os equipamentos na ambulância e levar o paciente sem necessitar esperar uma SAV do SAMU de Arapiraca vim fazer o transporte" concluiu o vereador.

A indicação do vereador foi aplaudida pela LAETE (Liga de Estudo do Trauma e Emergência), já que se colocada em prática irá beneficiar e salvar muitas vidas com o tempo resposta eficaz.