Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Em atenção ao pedido do prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar, órgãos federais e estaduais de fiscalização realizarão nesta terça-feira (12), pela manhã, uma vistoria e inspeção nas barragens do Bálsamo e da Cafurna. De acordo com o prefeito Júlio, o objetivo é ouvir outras opiniões acerca da segurança das duas barragens.

Até o momento, já confirmaram a presença representantes do IMA, Defesa Civil, FUNAI, Corpo de Bombeiros, CREA, MPF, OAB, IFAL e IBAMA. Cada órgão, dentro de sua área de atuação, vai colaborar e emitir laudos, além de apontar quais as medidas que devem ser adotadas daqui por diante.

“Já temos um laudo assinado pelo engenheiro José Antônio que nos tranquiliza muito, porém é prudente buscar outras opiniões sobre o caso. Desta forma, estivemos visitando todos estes órgãos e pedindo que realizassem seus laudos após uma visita técnica nas barragens Cafurna e Bálsamo. Precisamos deixar a população ainda mais tranquila e termos a certeza de que as barragens não oferecem riscos”, disse Júlio Cezar.

CLIMA DE MEDO

Após a tragédia em Brumadinho e Mariana, ambas em Minas Gerais, e uma declaração de um técnico do IBAMA, que apontou alguns riscos na barragem da Cafurna, um clima de medo e pânico tomou da cidade, inclusive nas redes sociais.