24a0b998 713b 4565 b865 e4ae85e186ae

A 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil se reuniu na noite desta quarta-feira, 06, com o Prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cézar, para tratar sobre a real condição de rompimento da Barragem da Mata da Cafurna, em terras indígenas, Aldeia Xucuru-Kariri.

No início da semana a Ordem dos Advogados entrou com um requerimento, solicitando do Ministério Público Federal providências para que os órgãos responsáveis apresentem laudos do real estado e segurança da barragem.

A Mesa presidida pelo advogado Dr. Marcus Ribeiro, acompanhado do prefeito Júlio Cézar e da vice presidente Dra. Vilma Tavares, ouviu questionamentos realizados pelos advogados palmeirenses, que questionaram sobre os riscos de rompimento do paredão da barragem que apresenta infiltrações e fissuras.

O prefeito Júlio Cezar, explicou que pessoalmente realizou uma inspeção ao local junto com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e uma equipe de engenharia da prefeitura, que descartaram o risco iminente de rompimento, mas, que mesmo assim foi aos órgãos responsáveis em Maceió e solicitou apoio para anular definitivamente qualquer risco que a barragem possa apresentar. 

Ainda segundo o prefeito, na próxima terça-feira, 12, uma comissão formada por especialistas do IMA, IBAMA, FUNAI e Defesa Civil, irão novamente realizar uma nova inspeção e avaliar a possibilidade de drenagem da água acumulada. 

"Iremos juntos aos órgãos responsáveis até a barragem para realizar uma nova inspeção, e de antecedência já convido a OAB para nos acompanhar nessa nova inspeção", afirmou.

A visita realizada à sede da 3ª Subseção, foi proposta pelo prefeito Júlio César, que sentiu a necessidade de fazer uma visita de cortesia aos advogados palmeirenses e discutir temas relativos ao município, dentre eles a Barragem da Mata da Cafurna.Outros questionamentos foram levantados pelos advogados presentes a reunião, como o trânsito, investimentos, arrecadação, obras e outras demandas da população.

O Prefeito apresentou as atividades da prefeitura e as medidas que tem tomado para tentar sanar algumas reclamações corriqueiras da população. E foi mais além apresentando o plano de governo para os próximos dois anos e futuros investimentos que serão implantados no município. 

"Busco amparo e apoio para continuar trabalhando e fazer o melhor para Palmeira. Ouvi as sugestões dos advogados, foram anotadas e serão colocadas em prática, quando o governo ouve a sociedade, certamente erra menos, e é o que estamos fazendo aqui", afirmou o prefeito.

O presidente da OAB de Palmeira dos Índios afirmou que ficou muito feliz com a reunião e que a OAB estava junta para somar. " Fico muito feliz em ter aglutinado aqui os advogados da nossa Subseção e que juntos, OAB e poder público, possam somar para o desenvolvimento de Palmeira" e continuou "Vamos dar apoio irrestrito aquilo que for para o bem da população, e quando acharmos que a lei não está sendo respeitada a gente vai chamar e vamos debater até chegar no que a lei manda" concluiu Dr. Marcus Ribeiro.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora e advogada Adelaide França, usou a palavra para parabenizar ao prefeito pelo gesto da iniciativa de uma visita de cortesia a sede da Ordem, afirmando que com 10 anos de profissão foi a primeira vez que um prefeito se predispôs a realizar uma visita de cortesia aquela casa.

"Estou satisfeita prefeito, Vossa Excelência prestou todos os esclarecimentos que queriamos ouvir e espero que essa união continue para o bem de nossa cidade", finalizou a vereadora.