Assessoria Ef4f2d63 17fb 4f19 9511 3b0244aeb9a2

A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Palmeira dos Índios, participou juntamente com uma comitiva do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos - Conagreste, da Waste Expo Brasil, realizada na cidade em São Paulo nos dias 21 a 23 passados.

Trata-se do mais completo evento do país destinado a resíduos sólidos, com a participação de renomados especialistas, técnicos, empresários e gestores públicos do Brasil e de outros países, bem como exposições e feira de equipamentos e veículos destinados a área.

Para a secretária, que vem implantando com sucesso a coleta seletiva no município, é uma experiência importante para fortalecer e aprimorar a gestão de resíduos no município, principalmente no que se refere à coleta seletiva e redução do volume de lixo. “Pudemos observar que estamos no direcionamento certo, acompanhando e até mais avançados do que estados mais desenvolvidos que o nosso. Precisamos sim aprimorar e estruturar melhor nossos catadores para que a cadeia produtiva se complete, por isso, é preciso mais apoio dos governos em todas as suas esferas.”

A secretária esteve acompanhada do superintendente do Conagreste Ivens Leão, bem como de prefeitos da região, incluindo o prefeito Júlio Cézar, o prefeito de Craibas, Ediel Leite, a prefeita de Belém, Paula Santa Rosa e o prefeito de Igaci, Dr. Oliveiro Piancó. Na ocasião também visitaram um pátio de compostagem para conhecer a experiência exitosa da cidade de São Paulo. “A compostagem é uma solução para municípios como o nosso, com mais de 60% do seu resíduo orgânico, através da reciclagem de um material rico transformando-o em adubo. Contribuímos assim para a economia do município e para o meio ambiente.” Disse a Secretária.