Reprodução

Carne de sol paraibana

Ingredientes

  • 900g de contra-filé bovino

    50ml de manteiga de garrafa

    40g de sal refinado

    120g de queijo coalho

Modo de Preparo

Espalhe o sal por toda a carne. Deixe desidratando na parte baixa da geladeira em uma fôrma inclinada por 4 horas. Ao final das quatro horas, salgue a carne mais uma vez nos pontos avermelhados (onde o sal não pegou da primeira vez) e retorne à geladeira por mais 24 horas para desidratar bem. Não deixe de descartar a salmoura durante o processo.

Passado este período, embale a carne em saco plástico e deixe no freezer congelada por, no mínimo, 7 dias. Para retirar o sal da carne, coloque em um recipiente com água e esfregue um pouco. Deixe por trinta minutos e troque a água. Repita o processo de duas a três vezes.

Em seguida coloque a carne no espeto e leve à churrasqueira girando sempre para que asse por igual (ou forno a 220°c por 40 minutos ). Em uma grelha asse a fatia de queijo de coalho até que derreta.

Após assada a carne pincele-a com manteiga de garrafa e coloque a fatia de queijo por cima. Se preferir a carne mais bem passada, corte-a em espessura menor.

Sirva com feijão tropeiro, arroz branco, paçoca de carne de sol, pirão de queijo de coalho, farofa, vinagrete e macaxeira frita.