Móveis, pneus e recicláveis: em 2025, mais de 260 toneladas de lixo são retiradas de biomas marinhos, em Maceió

 

No primeiro bimestre de 2025, foram retirados mais de 260 toneladas de materiais descartados de maneira irregular nos biomas marinhos da capital.  Desde o mês de dezembro de 2022, a Prefeitura de Maceió conta com três catamarãs para ampliar a limpeza da lagoa Mundaú e das praias de Maceió. Denominado Ecoboat, o equipamento recolhe o lixo descartado no mangue e os objetos que ficam boiando nos ecossistemas lagunar e marítimo. 

Entre os itens mais recolhidos estão os móveis inservíveis, pneus e recicláveis que são descartados de forma irregular. O equipamento, operado por três agentes de limpeza da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) cada, utiliza uma espécie de braço hidráulico, junto a uma rede, que capta e despeja o material dentro de sua estrutura para que seja retirado da água.

"Infelizmente, ainda esbarramos muito na falta de consciência ambiental e, por consequência, o descarte irregular, que acaba indo parar neste ecossistema, prejudicando o meio ambiente", ressaltou o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, ao explicar a importância da instalação do equipamento.

Durante o verão, o equipamento participou de ações com foco nas piscinas naturais, intensificando o recolhimento nas segundas-feiras, a fim de captar tudo o que foi deixado para trás por visitantes. Na lagoa, o esforço é realizado no mangue, objetivando preservar e permitir que as espécies deste bioma voltem a se desenvolver.

 

 

 

 

*Com Ascom Alurb.