Moradores relatam instabilidade nos serviços de água, luz e internet durante chuvas em Maceió
- 20/05/2025 10:30
- Notícias

As fortes chuvas que atingem Alagoas nas últimas semanas têm causado impactos que vão além dos alagamentos e da dificuldade de locomoção. Em diversos bairros de Maceió, moradores relatam oscilações frequentes no fornecimento de energia elétrica, interrupções no abastecimento de água e instabilidade nos serviços de internet.
Diante desses problemas, empresas responsáveis pelos serviços — como Equatorial Alagoas, BRK Ambiental e operadoras de telecomunicação — vêm sendo alvo de críticas nas redes sociais e em grupos de bairro, tanto pela falha na distribuição quanto pela demora no atendimento à população.
No conjunto Maceió 1, na Cidade Universitária, o morador Alesson Daniel descreve os impactos na sua rotina. “A energia oscila ou cai com frequência por conta da chuva. Estou sem água há dias porque, com a oscilação, a associação de moradores desliga as bombas para não queimar os equipamentos. […] Hoje tive que sair de casa sem tomar café devido à falta de água e pilha de pratos que tem na minha pia, eu não iria comer na mão.", relatou.
Mesmo com as dificuldades, Alesson tenta manter a rotina, mas se sente frustrado pela demora e burocracia na solução dos problemas. “Eu apenas informo a falta para os órgãos responsáveis e aguardo o retorno.”
A instabilidade no fornecimento de internet também tem afetado quem trabalha ou estuda remotamente. Em bairros como Benedito Bentes, Eustáquio Gomes, Clima Bom e Tabuleiro dos Martins, moradores relatam dias sem conexão estável.
Outro lado
Em nota enviada ao CadaMinuto, a Equatorial Alagoas explicou que o volume de chuvas no estado ultrapassa a média esperada, o que resultou em um aumento significativo nos chamados por interrupção no fornecimento de energia. Como medida de solução, a concessionária informou que ampliou a quantidade de equipes para realizar atendimentos emergenciais e normalizar os serviços o mais rápido possível.
A empresa também disponibilizou canais de atendimento que funcionam 24 horas, para que os clientes possam registrar ocorrências. São eles: o WhatsApp, onde a Assistente Virtual Clara atende pelo número (82) 2126-9200; o site www.al.equatorialenergia.com.br; e a Central de Atendimento, pelo telefone 0800 082 0196. A ligação é gratuita.
A reportagem também procurou a BRK Ambiental para esclarecer as medidas adotadas diante da instabilidade no abastecimento de água, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Confira na íntegra a nota da Equatorial Alagoas:
"A Equatorial Alagoas informa que, devido às fortes chuvas que atingem Alagoas, com um volume acima da média, o número de chamados para ocorrências de interrupção do fornecimento de energia aumentou consideravelmente. Diante do cenário atual, a empresa ampliou a quantidade de equipes para atuar em atendimento emergencial e normalizar o serviço o mais breve possível, nas localidades afetadas.
Para qualquer situação de anormalidade no fornecimento, a empresa recomenda aos clientes que registrem o caso e aguardem atendimento. A Equatorial está empenhando todos os esforços para atender os chamados o mais breve possível, porém em algumas situações o tempo de atendimento pode ser maior que o habitual, pela dificuldade de acesso a algumas localidades, que enfrentam alagamentos, quedas de barreiras, tombamento de árvores e outras condições adversas.
Os clientes da Equatorial têm à disposição canais de atendimento, que funcionam 24 horas todos os dias. Pelo WhatsApp, a Assistente Virtual Clara registra chamados por mensagem de texto no número (82) 2126-9200; pelo site www.al.equatorialenergia.com.br; ou pela Central de Atendimento no telefone 0800 082 0196. A ligação é gratuita e funciona 24h."
*Estagiárias sob supervisão da editoria
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