Alerta mantém possibilidade de transbordamento de rios no interior de AL; Lagoa Manguaba começa a estabilizar

  • Redação*
  • 08/05/2024 06:49
  • Municípios
Crédito: AlagoasNt
Bairros de São Miguel dos Campos sofreram com alagamentos
Bairros de São Miguel dos Campos sofreram com alagamentos

Atualizado na noite desta terça-feira (07), pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o alerta hidrológico mantém a possibilidade de transbordamento de alguns rios que cortam o estado de Alagoas, na capital e nos municípios de Coruripe, Jequiá da Praia, Feliz Deserto, Joaquim Gomes, Matriz de Camaragibe e Passo de Camaragibe.

O alerta se dá em razão do aumento nos volumes dos rios, devido às chuvas intensas que caem desde a madrugada desta terça-feira (07).

Conforme o aviso atualizado, os rios Jequiá e Conduípe permanecem com tendência de elevação e já contam com pontos de transbordamento em Jequiá da Praia e Feliz Deserto, respectivamente. Os riachos Jacarecica e Silva também apresentam elevação e mantêm essa tendência, com possibilidade de transbordamento nas próximas horas, devido ao escoamento das águas a montante e continuidade das chuvas na região Metropolitana.

Os rios Coruripe e Piauí continua com elevação no volume de águas, mantendo essa tendência em decorrência do escoamento das águas a montante.

Em comunicado enviado à imprensa na tarde de ontem, a Prefeitura de Coruripe informou que a Defesa Civil Municipal está trabalhando desde a madrugada desta terça (07)  para diminuir os transtornos causados pelas fortes chuvas que atingiram toda a região, também com a presença da Defesa Civil do Estado.

O aviso ainda chama atenção para a situação do Rio São Miguel que está em elevação lenta e contínua, com cota atual de 329 cm. Segundo o órgão, se alcançar a cota de 340cm, existe possibilidade de início de transbordamento em localidades do município.

 

Estabilização do nível dos rios

De acordo com o boletim da Semarh, atualizado na noite desta terça-feira (07), no município de Marechal Deodoro, o nível da Lagoa Manguaba apresenta elevação lenta, com nível de 221 cm e com tendência de estabilização, sem atingir a cota de transbordamento que é de 270 cm.

No município de Pilar, o nível da Lagoa Manguaba também já apresenta tendência de estabilização.

 

Persistência das chuvas até esta quarta-feira (08)

O alerta da Semarh, emitido na noite da segunda-feira (06), aponta para a possibilidade das chuvas persistirem até esta quarta-feira (8). Os acumulados mais expressivos estão no norte do litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió e da Zona da Mata alagoana.

Nas demais regiões, em particular no Agreste e Baixo São Francisco, também há previsão de elevados acumulados de chuva neste período, completa o alerta. Além de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, as chuvas aumentam o risco de deslizamento em áreas de encosta.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas para o estado: um amarelo, de acumulado de chuvas para o sertão alagoano; e três de perigo, com acumulados de chuvas que podem variar entre 30 milímetros (mm) e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamento de encostas, transbordamento de rios nas regiões com áreas de risco.

O alerta, que também se refere a partes dos estados de Pernambuco e Sergipe, vale até esta quarta-feira (08).