Moradores de povoado fecham via em protesto contra concessionária de água: "A população não vai pagar por uma coisa que não tem"

  • 07/03/2024 09:13
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Os moradores da comunidade quilombola do Bom Despacho fecharam, na manhã desta quinta-feira (07), a via do povoado, no município de Passo de Camaragibe, em protesto contra a empresa Verde Alagoas. A população acusa a concessionária de abastecimento de água da cidade de fazer cobranças ilícitas.

 

Por meio de vídeo, os moradores denunciaram que foi cobrada uma taxa de R$ 62,40 em residências que não possuem abastecimento de água. Eles também acusam a empresa de não realizar o cadastro viável da comunidade.

“Não está certo essa cobrança. A população está cobrando melhorias, a população não vai pagar uma coisa que eles não têm”, reclama um morador.

A empresa Verde Alagoas informou, através de nota, que está em diálogo com a população quilombola do povoado Bom Despacho, em Passo de Camaragibe, para explicar o faturamento com base no consumo de água dos moradores. Ela reforça que o faturamento segue as resoluções da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), de acordo com o contrato de concessão.  

Segundo a empresa, o primeiro ano de atuação, completado em 2023, seguiu o planejamento de atividades com investimentos nos sistemas operacionais da região, como a adequação dos poços de abastecimento, nos reservatórios e também no quadro elétrico dos equipamentos, para oferecer segurança e estabilidade hídrica aos clientes.

Confira nota na íntegra: 

"A concessionária Verde Alagoas está em dialogo com a população quilombola do povoado Bom Despacho, em Passo de Camaragibe, para explicar o faturamento com base no consumo de água dos moradores. No primeiro ano de atuação, completado em 2023, a empresa seguiu o planejamento de atividades com investimentos nos sistemas operacionais da região, como a adequação dos poços de abastecimento, nos reservatórios e também no quadro elétrico dos equipamentos, para oferecer segurança e estabilidade hídrica aos clientes.

 

A Verde Alagoas reforça que o faturamento segue as resoluções da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), de acordo com o contrato de concessão.

Nos casos comerciais, como cadastro dos moradores, a empresa está a disposição para tirar dúvidas e corrigir dados cadastrais das contas de água nas lojas de atendimento, como também pela central telefônica 0800 941 0195. A ligação é gratuita. Caso o cliente prefira, basta salvar o número e falar pelo WhatsApp.

 

A Verde Alagoas também oferece a Tarifa Social. O cliente precisa estar inscrito no cadastro único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), possuir imóvel residencial com até 60m² de área construída, consumo de até 20m³ e, em casos de inadimplência, é necessário realizar acordo de pagamento com a concessionária. Os documentos estão disponíveis no site www.verdealagoas.com.br."