Hemoal faz coletas externas de sangue em Arapiraca e Penedo neste sábado (24)

  • Redação*
  • 24/02/2024 08:03
  • Saúde
Foto: Ascom Sesau
Doação de sangue
Doação de sangue

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza neste sábado (24), das 8h às 16h duas ações itinerantes. Em Arapiraca, a coleta externa vai ocorrer na Igreja Santa Isabel Hungria, no bairro Canafístula, e, em Penedo, na Santa Casa de Misericórdia, no bairro Centro.

A assessoria de Comunicação da pasta explicou que segundo o Ministério da Saúde (MS), existem critérios a serem seguidos para se candidatar à doação de sangue. O principal deles é estar bem de saúde, além de ter idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. 

No ato da doação é obrigatório portar um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, e não ter ingerido bebidas alcoólicas.

"Os voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, não podem realizar a doação de sangue”, informou a assistente social do Hemoal Arapiraca, Áurea Nunes, acrescentando que voluntários que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing só podem doar um ano após o procedimento. 

*Com assessoria