PC terá 13 delegacias plantonistas e mobilizará todo seu efetivo durante carnaval 2024

  • Redação*
  • 08/02/2024 12:03
  • Municípios

Na manhã desta quinta-feira (08), a Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) informou que, durante o carnaval, vai haver 13 delegacias plantonistas funcionando e que vai mobilizar todo o seu efetivo para as festividades deste ano. O plano operacional foi definido por meio de portaria, assinada pelo delegado-geral Gustavo Xavier. As escalas especiais foram publicadas no Diário Oficial do Estado, edição do dia 18 de janeiro deste ano.

Além da Central de Flagrantes de Maceió, que atenderá casos de toda a região metropolitana, as delegacias regionais de Novo Lino, Viçosa, Penedo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia também estarão funcionando 24 horas, no período carnavalesco.

Haverá também plantonistas extras, no mesmo sistema de 24 horas, nas cidades de Barra de São Miguel, Murici, Maragogi e Pão de Açúcar, que são polos de grandes festejos carnavalescos.

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Capital funcionará em plantão diário, atendendo também as ocorrências registradas na cidade de Rio Largo.  

O Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher, localizado no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Mangabeiras, atenderá, todos os dias de Carnaval, as ocorrências da capital, relativas a casos de violência doméstica e familiar contra mulheres.

Estarão ainda de prontidão, durante o período carnavalesco, a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e o Tigre (Tático do Core, a Coordenadoria de Recursos Especiais).

De acordo com o plano operacional, as atividades da Polícia Judiciária em Alagoas serão iniciadas às 8 horas, do dia 9 de fevereiro (sexta-feira), com término previsto para às 8 horas, do dia 15 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas). Todos os dias haverá um diretor de plantão para atender os casos que surgirem, o mesmo ocorrendo na Corregedoria de Polícia Civil.

A portaria determina que todos os plantões terão duração de 24 horas, das 8 horas do dia às 8 horas do dia seguinte.

“O objetivo desse plano é oferecer completa segurança aos festejos carnavalescos em Alagoas, tanto aos alagoanos como aqueles que nos visitam, conforme é a orientação do secretário Flávio Saraiva e determinação do governador Paulo Dantas”, afirmou o delegado-geral Gustavo Xavier.

“Esperamos que os festejos carnavalescos transcorram em absoluta paz em Alagoas, mas se for necessário a Polícia Civil estará pronta a dar cumprimento à Lei, reprimindo a criminalidade”, completou.

Novidade  

Uma novidade este ano é a criação de Centrais de Registros de Boletins de Ocorrência (BOs) que funcionarão na Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur), no bairro da Jatiúca (Maceió), e nas delegacia de Marechal Deodoro, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Coruripe e Piranhas. Estas centrais atenderão em plantões de 24 horas.

*Com Assessoria