Cientista política avalia pesquisas para Governo de AL e diz que cenário pode sofrer alteração

  • Alícia Flores*
  • 13/07/2022 06:00
  • Política
Foto: Arquivo Pessoal
Luciana Santana
Luciana Santana

A polarização e a incerteza quanto ao resultado das eleições deste ano estão refletidas nas pesquisas eleitorais mais recentes. Especialmente para o Governo do Estado, o cenário ainda é indefinido e pode sofrer alterações significativas até outubro.

O resultado da pesquisa Ibrape/CadaMinuto, divulgada na última quarta-feira (06), mostra o aumento da rejeição à gestão de Bolsonaro e apresenta empate técnico na disputa ao governo de Alagoas. 

A cientista política Luciana Santana explica que, em relação ao pleito para governador, ainda não há um cenário definido, somente é possível observar a percepção do eleitor em relação aos nomes que já foram anunciados.

Na pesquisa mais recente, Paulo Dantas (MDB) aparece em primeiro lugar na intenção de votos, seguido por Fernando Collor (PTB), Rodrigo Cunha (UB) e Rui Palmeira (PSD). No mesmo levantamento, 16% dos entrevistados não souberam responder e 8% pretendiam votar em branco ou nulo.

“A campanha, efetivamente, não começou, então a gente pode ter alteração nesse cenário, sim. Inclusive, a gente não tem como dizer, por exemplo, quais desses quatro nomes seriam os que vão para o segundo turno”, avaliou.

Ela esclarece que, por ser uma eleição nacionalizada, definir apoios em relação a Bolsonaro e Lula, por exemplo, pode impactar no êxito eleitoral desses candidatos. “Ainda é um cenário muito indefinido, mas que promete bastante emoção”.

Aprovação “herdada”

A avaliação positiva da gestão de Paulo Dantas, no ponto de vista da cientista política, pode ser efetivamente mensurada nas próximas pesquisas. 

O crescimento dele, explicou Luciana, pode estar relacionado a vários fatores, como o fato de Dantas ser “herdeiro” de um governo que tinha uma boa avaliação. A gestão de Renan Filho (MDB), em pesquisa realizada no fim de 2021, era aprovada por 69% dos alagoanos.

“Há uma transferência, sim, e até mesmo a exposição, a presença, participação de Renan Filho ao lado dele contribui. O Renan, além de ter um governo bem avaliado, é um nome que também tem uma boa preferência no eleitorado, vide o que tem se apresentando nas pesquisas para o Senado”, pontuou.

Rejeição a Bolsonaro

A pesquisa Ibrape mostrou, também, que 60% dos alagoanos desaprovam a gestão de Jair Bolsonaro. O número vai de encontro ao resultado das eleições de 2018, onde Maceió foi a capital do Nordeste que mais votou no atual presidente.

“Ele [Bolsonaro] foi o mais votado, em 2018, teve uma votação, eu diria, expressiva. A gente tem muitos alagoanos decepcionados com o governo dele, vários maceioenses, especialmente, que hoje ou estão optando por outras vias, ou estão indecisos”, comentou Santana.

A cientista política acrescenta que a mesma situação se repete em todo o país, já que a avaliação do governo de Bolsonaro também caiu em outros estados.

“A gente tem aquele eleitor que, numa memória afetiva do que houve nos governos Lula e no atual mandato do presidente Jair Bolsonaro, começa a avaliar que o Lula é a melhor opção entre os dois nomes”, ponderou.

*Estagiária sob supervisão da Editoria