Fiéis celebram dia de São Pedro com procissão luminosa, em Maceió

  • Gabriela Borba*
  • 29/06/2022 14:15
  • Especiais
Foto: Pascom Lagunar

Os fiéis católicos celebram, neste dia 29 de junho, o Dia de São Pedro. A festa em honra deste apóstolo de Jesus Cristo em 2022 teve início no dia 20 de junho e termina na quinta-feira (30). 

Com o tema “Uma comunidade de fé viva e atuante”, os devotos e paroquianos da Quase Paróquia São Pedro e São Francisco, no Vergel do Lago, estão comemorando o Jubileu da devoção na região Lagunar. Este ano, além de celebrar o Dia do Padroeiro, a Igreja de São Pedro completa 30 anos de sua construção, por isso os dez dias de festa. 

Durante esse período, a programação da Igreja contou com a Santa Missa todos os dias às 07h, presidida por padre Adriano Vieira, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento às 18h30, e oração da novena de São Pedro às 19h, conduzida pelo diácono Jarbas e o Seminarista Lucas José; e às 19h30 Santa Missa com a presença de Padres convidados.

Neste dia 29, a programação teve início às 07h, com a Celebração Eucarística, uma segunda missa começa às 09h e a adoração ao Santíssimo Sacramento ocorre às 17h30. Já a terceira missa do dia, às 19h, será solene com a presidência do Arcebispo, Dom Frei Antônio Muniz Fernandes. 

Em seguida, a Comunidade paroquial participará de uma procissão luminosa pelas ruas do Vergel do Lago e, no dia 30, haverá a missa da Gratidão, que está inserida na programação da Festa e acontecerá às 19h30.

O administrador da Igreja de São Pedro, Padre Adriano Vieira, conta que a paróquia está feliz em celebrar mais um ano a festa de São Pedro no bairro do Vergel, em especial nos últimos tempos de pandemia. 

"A devoção a São Pedro em nossa região advém principalmente dos pescadores e marisqueiras, e esse ano a alegria é ainda maior por comemorarmos 80 anos dessa devoção, bem como os 30 anos em que foi construída a Igreja de São Pedro”, destaca o padre. 

Além disso, todas as noites a igreja conta com festejos externos, a quermesse e apresentações culturais.

De acordo com a Arquidiocese de Maceió, tradicionalmente nos festejos de São Pedro havia a procissão pluvial na lagoa Mundaú, mas por conta da pandemia e da situação atual, nos últimos dois anos não foi possível realizá-la.

*Estagiária sob supervisão da editoria