Programação alusiva à Semana da Síndrome de Down é aberta pela Semede

  • Assessoria
  • 21/03/2022 20:23
  • Cidade

 

 

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira (21) a abertura da programação da Semana da Síndrome de Down, que este ano traz o tema "O amor não conta cromossomos". A abertura do evento aconteceu no auditório da escola Dr. Gerson Jatobá Leite e foi marcada por trocas de experiências e desmistificação da Síndrome.

O evento foi direcionado aos  diretores e coordenadores das escolas municipais.

A semana é alusiva ao dia 21 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Síndrome de Down, que é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo.

A coordenadora da Educação Especial  no município (AEE) Maria Mendonça destacou a importância da programação como forma de conscientizar e aumentar a visibilidade na sociedade da pessoa com a Síndrome.

O secretário de Educação Manassés Furtado esteve no evento e falou da iniciativa. "Hoje estamos celebrando uma data importante e não poderíamos deixar passar em branco. Durante toda a semana teremos uma programação especial. Precisamos ter um olhar diferenciado não um olhar de coitadinho e sim de dar independência a eles. Ter uma atenção maior para uma melhor qualidade de vida", disse o secretário Manassés Furtado.

 

Confira a programação:

 

Dia 22/03- Escolas irão realizar o Cinema Inclusivo para os alunos com objetivo de trabalhar inclusão, empatia e erradicação do preconceito. (registrar para a divulgação das fotos nas redes)

 

23/03- Circuito Psicomotor

Público-alvo: Monitores do AEE, alunos com Síndrome de Down e suas mães.  

 

Dia 24/03- As escolas deverão promover um momento de reflexão, acerca da inclusão, com todos os  funcionários da escola. Tendo em vista que inclusão se faz desde o portão da escola até a sala de aula.