Secretaria de Saúde alerta quais serviços devem ser procurados em casos de síndromes gripais, em Palmeira dos Índios

  • Assessoria
  • 21/05/2021 09:57
  • Cidade

 

Com os períodos de chuvas sazonais e o aumento de casos de síndromes gripais, a Prefeitura de Palmeira dos Índios e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orientam a população a procurar os serviços de saúde destinados ao atendimento de síndromes gripais leves e graves. A prefeitura dispõe das Unidades Sentinelas, aquelas que funcionam em horário estendido, a Central da Covid-19 e, em último caso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

Saiba em quais situações procurar cada Unidade de Saúde:

 

UNIDADES SENTINELAS

 

Atendem os pacientes com sintomas de síndrome gripal leve. Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Francisco, São Cristovão I e Oásis I, com funcionamento das 14h às 20h, de segunda a sexta. Os pacientes passam por avaliação e são medicados. Caso apresentem sintomas mais graves, são encaminhados para a UPA, apenas em último caso.

 

CENTRAL DA COVID-19

 

A Central da Covid-19 realiza os testes rápidos para a detecção do vírus. A Central funciona de segunda a sexta das 8h às 17h, e sábado das 8h às 12h. Os pacientes passam por triagem médica e, a depender do resultado, já saem com medicação para síndrome gripal. Não é maisy necessário encaminhamento médico das Unidades Sentinelas para a realização do teste.

 

UPA

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é a última unidade a ser procurada, em casos de síndromes gripais graves. O paciente pode procurar a UPA quando estiver sentindo desconforto respiratório e apresentando quadro febril. É importante evitar ir à UPA em casos de síndrome gripal leve, pois, na maioria das vezes, a pessoa apresenta apenas uma gripe comum ou virose, e corre o risco de estar se expondo e expondo familiares ao vírus, já que a unidade conta com uma unidade especial, voltada para o atendimento de pacientes infectados.