A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude promoverá amanhã, quinta-feira (20), por meio da página oficial da Semede, no youtube, uma live com o tema: Comunidade Escolar no Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A Live faz parte da campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado anualmente no dia 18 de maio, e contará com especialistas que abordarão questões preventivas ao apontamento de sinais importantes na identificação de casos, canais de proteção e denúncia, com o objetivo de sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O evento tem como público alvo gestores, professores, alunos, pais e funcionários das escolas públicas e privadas do município de Palmeira.

Embora a discussão ganhe maior destaque no dia 18 de maio, o tema é discutido durante todo o mês, com palestras, rodas de conversa e aconselhamentos. Para a psicóloga da Semede e uma das palestrantes, Libânia Melo, o dialogo é de fundamental importância. “ A comunicação é importante para que se possa identificar possíveis sinais de alertas que são visíveis no comportamento das crianças e dos adolescentes vítimas de abusos”, disse  a psicóloga.

Confira a programação:

 

Abertura:

19h

Elba Siqueira

Boas-vindas da secretária de Educação  Renilda Pereira

 

Palestrantes e temas:

 

 

• Libânia Melo  de Oliveira

Tema: Diálogo e identificação comportamental dos abusos nas crianças e Adolescentes.

• Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

Tema: O Papel do CREAS no Acompanhamento das Crianças e Adolescentes Vitimas de Abuso e Exploração Sexual.

• Conselho Municipal dos Direitos da Criiança e do Adolescentes (CMDCA)

Tema: Competência do CMDCA e do Conselho Tutelar em caso de violência sexual de crianças e adolescentes.

 

• Felipe Medeiros- Advogado

Tema: Legislações de enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescentes.

 

•Considerações finais: secretária de Educação- Renilda Pereira