A esperança de dias melhores, de mudar o mundo por meio da escrita e o desejo de um belo jardim, foram inspirações dos alunos que alcançaram 1° e 2° lugar e a Menção Honrosa na 9° edição do IX Concurso Literário Jacinto Silva, da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (Apalca). 

Kauã dos Santos, de apenas 11 anos, estudante do 6° ano da Escola Municipal Nadir de Castro Araújo, levou o primeiro lugar no concurso. Com a poesia “Meu Jardim”, Kauã expressou o encanto pela natureza. “Gosto muito do verde, das flores, borboletas. Foi muito emocionante saber da minha colocação, coloquei  no papel meu sonho”, disse o pequeno Kauã.

Para Cléo Inês, estudante do 9° ano da Escola Municipal Dr. Gerson Jatoba Leite, o 2° lugar representou o desejo de mudança de um povo. “A esperança de contribuir com a realidade. Mudar o mundo com a certeza de que a poesia nos leva a dias melhores”, afirmou Cléo.

Já para Ana Beatriz, estudante do 9° ano da Escola Municipal Professor Douglas Apratto Tenório, a temática também foi a esperança por dias melhores. “No meu coração o desejo é de que esses dias difíceis passem logo. Por isso meu desejo foi escrever e afirmar que dias melhores virão”, comentou Beatriz, que recebeu a Menção Honrosa do Concurso. 

Rita de Cassia, coordenadora da Escola Municipal  Nadir de Castro Araújo, acompanhou todo o processo de construção e finalização da poesia de Kauã. “ Poder contribuir com esse novo  na vida de Kauã é muito importante. É acompanhar um crescimento e colher os frutos de todo uma dedicação. Toda escola ganha”, finalizou Rita de Cassia.

Os alunos tiveram apenas duas semanas para  preparar a poesia  e encaminhar para  equipe de avaliação da Apalca. Com o resultado divulgado, os primeiros lugares receberão um prêmio em dinheiro e a Menção Honrosa receberá o reconhecimento através de medalha e troféu. A premiação acontecerá sexta-feira (14), às 19h30, no prédio da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (Apalca).

Além do apoio dos professores, os competidores contaram com o apoio da escritora e poetisa Isvania Marques, durante o IX Concurso Literário Jacinto Silva, que pontuou a ausência de participação da Rede Municipal nas edições anteriores, e mostrou-se muito feliz pela presença dos textos dos estudantes da Rede Municipal. Contaram também com o apoio da técnica pedagógica Jine Kácia Monteiro e da secretária de educação Renilda Pereira e do empenho e dedicação do prefeito Julio Cezar que não mede esforços para alavancar cada vez mais a educação municipal.