Coordenadores municipais de Defesa Civil participam de treinamento para atuar em situação de emergência

  • Redação
  • 26/02/2021 09:12
  • Cidade

Preocupada com a proximidade da quadra chuvosa, a partir do próximo mês de março, a Associação dos Municípios (AMA), em parceria com a Defesa Civil de Alagoas, realizou nesta quinta-feira (25), em Maceió, um  treinamento com todos os coordenadores municipais de Defesa Covil para atuar em situação de emergência ou calamidade pública e prevenção de desastre.

 

O secretário municipal de Defesa Civil de Palmeira dos Índios Flávio Emílio participou do treinamento, realizado na sede da AMA. “Palmeira vem sofrendo com a seca, devido às chuvas abaixo da média e o aumento da temperatura, mas esperamos que a chuva chegue agora em março. O treinamento foi muito esclarecedor para as ações que devem ser seguidas em uma situação inesperada, como documentação, tipo de decreto, o desastre e o plano de contingência. O município já atua preventivamente nas comunidades rurais, com abastecimento de água em Carro Pipa, perfuração de poços e recuperação de cisternas. O prefeito Júlio Cezar também já orientou para as limpezas dos barreiros. Estamos nos preparando para enfrentar o problema”, destacou Flávio Emílio.

 

O coordenador Estadual da Defesa Civil Coronel Moisés disse que os municípios precisam estruturar e regularizar a Defesa Civil municipal. “É importante que as cidades tenham a sua estrutura de Defesa Civil regularizada. Os gestores precisam dar condições mínimas de funcionamento para que, em uma hora de calamidade pública ou uma situação inesperada, o órgão possa agir e proteger a população eficientemente”, informou o Coronel.

 

A Confederação Nacional dos Municípios tem uma publicação importante para auxiliar os coordenadores na prevenção de desastre e na implementação da legislação vigente.

Baixe aqui a cartilha:

 

https://www.cnm.org.br/cms/biblioteca/Defesa%20Civil%20e%20Preven%C3%A7%C3%A3o%20de%20Desastres%20Como%20seu%20munic%C3%ADpio%20pode%20estar%20preparado.pdf