Ter uma tartaruga melhora a asma? Conheça mitos e verdades
- R7
- 28/06/2019 08:05
- Brasil Mundo
Ter uma tartaruga melhora a asma? O pneumologista Alexandre Kawassaki, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, afirma que tartaruga para a asma nada mais é do que uma crença popular. Acreditava-se que o animal deveria ser colocado debaixo da cama de uma criança e, caso ela tivesse uma crise de asma durante a noite, a tartaruga "puxaria" a crise de asma para si.
Todo mundo que tem asma precisa da bombinha? Não. O médico afirma que nem todas as pessoas precisam utilizar a bombinha para a asma, podendo utilizar outros tipos de medicamentos, que devem ser receitados por um médico. Geralmente, a maioria das pessoas que têm asma precisam de algum tipo de bombinha, mas isso não significa que todas as bombinhas terão efeito para os pacientes, segundo Kawassaki.
Bebida alcoólica piora os sintomas da asma? Kawassaki afirma que, a princípio, não existe relação entre bebidas alcoólicas e crises de asma. O médico diz que o que pode acontecer é que caso a pessoa faça alta ingestão de álcool, algumas medicações podem perder o seu efeito.
A bombinha de asma pode afetar o coração? Kawassaki afirma que apenas algumas bombinhas, que possuem broncodilatadores, podem ocasionar aceleração no coração, mas não são todas. O médico afirma que, se o paciente não possui nenhum problema cardíaco, essas bombinhas não terão efeitos adversos, visto que sua ação é semelhante à da adrenalina.
O estado emocional pode desencadear uma crise de asma? Sim. O pneumologista afirma que o estado emocional libera substâncias químicas no sangue, fazendo os brônquios fecharem, mas depende da sensibilidade de cada pessoa. Segundo o médico, se a pessoa está medicada adequadamente, as crises não seriam desencadeadas pelo emocional.
Bichos de estimação podem desencadear crises de asma? Kawassaki afirma que algumas pessoas podem ter crises desencadeadas por bichos de estimação, mas isso varia para cada indivíduo. O médico afirma que não é possível dizer entre gato ou cachorro qual desencadeia mais crises, pois entra na questão de alergias específicas de cada pessoa. Dessa forma, o paciente deve buscar a orientação sobre qual animal ele teria alergia e, caso queira um bichinho de estimação, optar pelo que ele não tem.
Como prevenir uma crise de asma ao chegar em uma casa de praia que ficou muito tempo fechada? O médico afirma que algumas pessoas com asma têm maior sensibilidade à poeira e umidade. Para evitar uma crise, o ideal é que essa pessoa peça que alguém vá para essa casa antes e a deixe arejada, de maneira a dispersar o cheiro de mofo, a umidade e tirar a poeira. Outra questão importante é o paciente manter o tratamento adequado. Consultar um especialista antes de viajar é uma opção para que ele possa verificar a possibilidade de medicações para evitar as crises.
Feijão, soja e ervilha pioram a asma? O médico afirma que não existe uma relação de piora da asma caso esses alimentos sejam ingeridos. Entretanto, pessoas que têm alergias a substâncias presentes nesses alimentos, assim como em outros, podem ter uma crise de asma.
Fazer natação na infância previne a asma? O médico afirma que a asma não é uma doença curável. Entretanto, as atividades físicas, de maneira geral, são consideradas benéficas para o tratamento da asma, visto que pacientes que as praticam regularmente têm uma diminuição da intensidade das crises quando elas aparecem.
Café forte ajuda a controlar a crise de asma se estiver sem a bombinha? Kawassaki afirma que, em teoria, se o paciente tomar uma grande quantidade de café durante uma crise leve de asma pode ter alguma melhora, pois o café tem xantina, substância que funciona como broncodilatadora natural. Já em crises mais graves, o café não ajudaria, necessitando da medicação.
Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.