Unidade de Cirurgia Vascular do HGE é entregue nesta terça-feira

  • Agência Alagoas
  • 23/06/2015 06:28
  • Brasil Mundo
Reprodução

O governador Renan Filho e a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, entregam aos alagoanos mais um investimento no Hospital Geral do Estado (HGE). Nesta terça-feira (23), às 10h, a Unidade de Cirurgia Vascular e Endovascular passará a funcionar em um novo local, próximo à cardiologia, localizada no térreo.

Cuidadosamente planejada, a nova Unidade de Cirurgia Vascular do HGE vai agilizar a assistência ao paciente, minimizando riscos. Além da ampliação do espaço físico, o serviço conta com uma equipe médica capacitada para atender a alta complexidade na área vascular.

“Uma perspectiva diferente para os pacientes com problemas vasculares está sendo observada no HGE. As novas técnicas utilizadas, como a endovascular, por exemplo, reduzem o tempo de recuperação do paciente e promovem procedimentos bem mais rápidos e com incisões menores; além de reduzir também a necessidade de UTI”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

Por realizar procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, ocorre a diminuição da necessidade de amputações de membros nos pacientes. A nova técnica da área vascular, que realiza os procedimentos cirúrgicos através de pequenas incisões e com sedação mais leve, contribui para salvar a vida de muitos pacientes do HGE. Em média, há a necessidade de realizar, por mês, procedimentos endovasculares em 25 pacientes.

Com isso, a taxa de permanência desses pacientes, que antes girava em torno de 12 dias, diminui para 4,5 dias. Das cirurgias vasculares realizadas, 90% são programadas e 10% oriundas de traumas. Isso porque as doenças vasculares são importantes causas de morbidade e mortalidade no Brasil, onde pacientes com complicações da diabetes, como os pés diabéticos, hipertensão arterial sistêmica, doença arterial obstrutiva periférica, aneurismas, traumas graves, dentre outras, elevam os índices de amputações e mortalidade.

Atendimento Vascular

O Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do HGE atua no diagnóstico e tratamento de doentes que apresentam problemas na circulação arterial, venosa e linfática. Atualmente, realiza ultrassonografia vascular, radiologias, angiografias diagnósticas, tratamento de pé diabético e cirurgias vasculares relacionadas com traumas, convencionais e endovasculares. 

Na ocasião, serão entregues, pelo governo do Estado, três ambulâncias para o atendimento nos municípios de Maceió e Arapiraca.