Palmeira dos Índios sedia 5° Conferência Municipal das Cidades

  • Redação com assessoria
  • 05/06/2013 05:05
  • Cidade
Jânio Bernardo

Centenas de pessoas, representantes de vários segmentos da sociedade, participaram nesta Terça-feira (04), da 5ª Conferência Municipal em Palmeira dos Índios. A abertura dos trabalhos contou com as presenças do Prefeito James Ribeiro, acompanhado pelo Secretário de Indústria e Comércio, Glifson Magalhães e demais secretários municipais, pelos vereadores Sergio Passarinho, Julio Cezar e Ernandes, além do Secretário de Estado da Articulação Social, Claudionor Araújo. O evento foi realizado no auditório do IFAL, em Palmeira de Fora.

A Conferência tem como objetivo principal discutir os problemas do município e planejar a cidade para o futuro. Vários temas foram debatidos durante todo o dia. Entre eles: saúde, educação, trabalho e moradia digna, além da agricultura e planejamento urbano.

Sob o tema ”Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já”, a conferência foi criada pelo Ministério das Cidades para consolidar a parceria entre os governos e a sociedade civil e construir um modelo de política urbana com a participação efetiva dos municípios.

Durante a abertura do evento, o prefeito James Ribeiro disse que a conferência se caracteriza por ser uma reunião de trabalho e que é um mecanismo de inserção da população no poder público. “Por intermédio desta conferência podemos ouvir as pessoas que convivem com os problemas e que são as que detêm suas soluções, consolidando uma ligação entre Município, Estado e Governo Federal”, afirmou.

Para o vereador Júlio Cezar a Conferência é um ponto de partida para planejar o município. “Esse evento vai mostrar as dimensões dos problemas, identificando as prioridades e definindo metas e planos de ação para enfrentar os problemas urbanos e rurais existentes, esse evento será de suma importância para estabelecer a estrutura democrática, sendo uma interação com o legislativo e detectando defeitos apontados pela população”, ressaltou o edil.

Em suas atribuições, Claudionor ressaltou a importância da participação e o engajamento do prefeito James Ribeiro e de toda a sua equipe, para que os trabalhos fossem efetivados, afirmando ainda que “Até o momento, já foram realizadas 52 Conferências, só este ano e, Palmeira se engajou para que o evento acontecesse, com a participação do sentimento de solidariedade com os munícipes, a democracia se consolida para debater os problemas com apresentação de propostas”, destacou o secretário.

 

Conferência

 

Após a abertura a conferência tratou de quatro eixos temáticos, ou seja, participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU), instrumentos e políticas de integração interssetorial e territorial e políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.


Ainda que as ideias e sugestões propostas pelos participantes aprovadas sejam encaminhadas para a conferência do Estado, a Conferência Nacional das Cidades, prevista para acontecer no período de 20 a 24 de novembro de 2013, terá a finalidade de avançar na construção da Política e do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; indicar ao Ministério das Cidades as prioridades de atuação e eleger as entidades nacionais membros do Conselho das Cidades, para o triênio 2014-2016, conforme Resolução Normativa do Conselho das Cidades.

No encerramento foi realizada a eleição para escolha dos seis delegados que irão participar da Conferência Estadual.