Estado investiga 400 casos de diarreia em Palmeira dos Índios

  • G1/AL
  • 23/05/2013 05:54
  • Cidade
Hospital de Palmeira
Hospital de Palmeira

A direção do Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas, informou que mais de 400 pessoas do município e de cidades vizinhas deram entrada na unidade de saúde desde a última quinta-feira (16) com os mesmos sintomas: diarreia, vômito e febre alta. A situação está sendo investigada pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), que fez a coleta da água consumida na região para saber se uma possível contaminação seria a causa do problema.

O diretor-médico do Hospital Santa Rita, Eduardo Arruda Silva, acredita que está havendo um surto viral. "Pode ser proveniente da água, da sujeira que vem com a chuva ou ainda de outros fatores que devem ser investigados", falou.

O médico diz ainda que usou em 15 dias o estoque do soro fisiológico previsto para durar por pelo menos dois meses. Ele conta que o atendimento aumentou 50%. Por causa da procura emergencial, a direção adotou medidas como a ampliação do número de leitos e reforço das equipes de profissionais e do estoque de medicamentos. "O município e o Estado fizeram uma parceria e estão dando o suporte necessário. A situação é crítica, mas está dentro da nossa capacidade", diz.

Muitos pacientes ainda estão internados no hospital, mas o diretor não soube dizer o número exato. Silva recomenda que quem sentir algum dos sintomas precisa procurar um médico e tomar muito líquido.

O Hospital Santa Rita atende oito municípios: Palmeira dos Índios, Igaci, Belém, Cacimbinhas, Tanque D'Arca, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas e Maribondo.

Segundo a assessoria da Sesau, foram enviados técnicos ao município, onde coletaram amostras da água que abastece a região, além da saliva dos moradores que apresentaram os sintomas. O material já foi encaminhado ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen) e o resultado deve sair nos próximos dias.