Catadores recebem capacitação profissional e fundam associação
- Berg Morais
- 19/11/2012 20:24
- Cidade
Mais de setenta profissionais lotaram as dependências do espaço Akalanto na manhã desta segunda-feira (19) para receberem o certificado de conclusão do curso de catadores de materiais recicláveis. A alegria estava estampada em todos os rostos, pois havia a certeza de que um sonho que parecia impossível tornou-se realidade e a garantia de um futuro de vitórias apenas começava. O prefeito do município James Ribeiro (PMDB) assinou o termo de doação de um terreno para abrigar a nova associação que nascia no objetivo de contribuir com ações do meio ambiente em Palmeira dos Índios.
Era por volta das 10hrs quando o advogado Francisco de França assinava o estatuto que celebrava a fundação da Associação dos Catadores de materiais Recicláveis de Palmeira dos Índios (ACAMRPI), resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Banco do Brasil, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente (IDEAMA).
O projeto denominado Cataforte sustentou a primeira etapa do Curso de Capacitação para o Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis. O curso foi ministrado na Escola Municipal Manoel Barbosa, no sítio Algodãozinho, zona rural do município, e foi dividido em seis módulos, onde foram abordados temas como o cooperativismo e economia solidária, aspectos jurídicos dos empreendimentos de reciclagem e organização da produção.
Já a Prefeitura entrou na parceria com a parte logística, a cessão do terreno e organização burocrática dentro do poder público municipal. A ideia é que a Associação possa montar um centro de armazenamento, triagem e processamento de materiais recicláveis, para serem comercializados posteriormente com empresas recicladoras, gerando assim uma fonte de renda organizada para as famílias associadas.
O Projeto garantiu a melhoria das condições de trabalho e renda para os catadores. “Foram realizadas ações ao longo do curso que proporcionaram o trabalho mútuo na construção de alternativas para o meio ambiente”, salientou Anna Luisa França, secretária de Meio Ambiente.
Sendo um dos entusiastas do projeto, James Ribeiro confirmou a alegria em ver a conclusão da primeira fase do projeto. “O mais importante é ver todos aqui reunidos em defesa de uma só idéia: a preservação da vida, cuidando do meio ambiente e também gerando emprego e renda para toda a população que trabalha com a reciclagem. Quero parabenizar aos catadores que finalmente começam a vislumbrar melhoria na qualidade de vida”, destacou.
Além do prefeito James Ribeiro participaram da solenidade a vice-prefeita Verônica Medeiros, Secretária Municipal de Meio Ambiente Anna Luísa França, Margarete Kerne, técnica do projeto Cataforte; Tiago Rafael, representante da Seplande; Enaldo Simões, da Agência Regional do Ministério do Trabalho de Palmeira dos Índios; Tico Palmeira, representante da Secretaria de Recursos Hídricos; Virgínia Oba, representante da Ufal; Divacir Alexandre, presidente da Associação de Catadores de Recicláveis.
Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.