Secretaria municipal de Meio Ambiente oferece oficina de reciclados em parceria com o IMA

  • Redação
  • 13/11/2012 17:16
  • Cidade
Anna Luíza

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Palmeira dos Índios realizou nesta segunda feira uma oficina de reciclados em parceria com o Instituto de Meio Ambiente (IMA) para os catadores de materiais recicláveis.

O intuito é capacitar os catadores para que consigam reutilizar materiais de difícil negociação devido ao preço baixo dos produtos, assim, senão conseguem vender o material, poderão reutilizá-los, e vende-los como artesanato. A atividade faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido no município através da Fundação Banco do Brasil e da Ong IDEAMA, para a estruturação e organização dos catadores em cooperativa ou associação.

Tal projeto tem sido acompanhado e apoiado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tendo inclusive, o prefeito James Ribeiro se comprometido a doar um terreno para a construção de um galpão, onde a associação se instalará.

A secretária de Meio Ambiente, Anna Luísa França, lembrou da importância dessas capacitações e apoio do poder público devido a lei de resíduos sólidos, que proíbe lixões nos municípios brasileiros a partir de 2014: "Temos que oferecer um futuro a essas pessoas que vivem nos lixões, capacitando-as e dando condições para que possam continuar vivendo de produtos que para alguns não tem mais utilidade, só que de uma forma mais digna e reconhecida pela sociedade." .

O projeto está em fase de finalização e está marcado um evento de encerramento para entrega de certificados aos catadores e apresentação a sociedade.

Outra oficina será realizada nesta terça-feira com a comunidade Quilombola, conhecida como Tabacaria, também no intuito de oferecer uma nova alternativa de fonte de renda.