Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios em parceria com a equipe da Secretaria da Paz realizou ações na Escola Vera Lúcia Gama Moura na manhã da última terça-feira (18).
Ação na escola marcou o segundo dia da Semana da Paz e contou com a participação do secretário de Estado da Promoção da Paz, Jadel Aderico; da prefeita de Palmeira dos Índios, Verônica Medeiros; do superintendente de Cultura de Paz, Adalberon Sá Júnior; do secretário Municipal do Desenvolvimento de Palmeira dos Índios, Antonio Oliveira, e representando a Secretaria Municipal de Educação, a coordenadora do Educação para a Paz em Palmeira dos Índios, Andreia Melo.
O secretário Jardel Aderico conheceu a estrutura da escola acompanhado pela prefeita Verônica Medeiros e participou da aula de Cultura de Paz com os alunos do 3º ano do ensino fundamental. Na oportunidade foram entregues livros educativos á escola.
As crianças da escola fizeram três apresentações. Por meio de música e coreografia, elas levaram mensagens de paz aos presentes.
Em seu pronunciamento a prefeita Verônica Medeiros falou da importância do envolvimento da escola no Programa de Educação para a Paz. “É de grande importância esse tipo de evento para que os estudantes conheçam o desenvolvimento de uma cultura de Paz e não-violência nas escolas e nas Famílias” finaliza.
EDUCAÇÃO PARA A PAZ
O programa, que utiliza a metodologia do professor João Roberto de Araújo, visa educar o aluno para o autoconhecimento e a convivência pacífica, trabalhando temas como bullying, respeito pelo outro com todas as diferenças, diálogo como fundamento da compreensão, entre outros.
O Programa promove a formação continuada e o acompanhamento dos educadores e alunos para a inclusão regular dos conteúdos de cultura de Paz durante os 09 anos de ensino fundamental. Educar nossas crianças para lidar com suas emoções contribuirá para a construção de uma cultura de Paz.
Para fazer o comparativo comportamental das crianças e adolescentes que participam do Programa, existe uma avaliação, aplicada pelos professores no início e no término do ano letivo. O objetivo é observar se o aluno é agitado, tímido, violento, enfim, a personalidade dele. Durante o ano, esse aluno é trabalhado para se tornar uma pessoa com um comportamento melhor. Estimulando a amorosidade, a solidariedade, a amizade e a compreensão, que as crianças inseridas no Programa aprendem todos os dias, através de livros didáticos, seminários, trabalhos em grupo, entre outros.





