Escola Vera Lúcia Gama foi reinaugurada nesta segunda

  • Assessoria
  • 19/09/2012 06:31
  • Cidade

Foi em clima de satisfação que a Escola Vera Lúcia Gama Moura em Palmeira dos Índios foi oficialmente inaugurada nesta segunda-feira (17), às 10h. A unidade piloto está instalada na Rua Radialista Antônio Martins no bairro Juca Sampaio e tem como proposta se tornar referência para outras escolas que estão sendo reformadas no Município.

Estiveram presentes na solenidade a prefeita em exercício, Verônica Medeiros acompanhada do secretariado municipal, além do presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Fernando Toledo, empresários, representantes de entidades, professores e pais e mães de alunos.

De acordo com a dona de casa, Rosilene Barros, mãe das estudantes Raíssa e Rafaela a reforma trará melhorias na qualidade de ensino no município. "A escola apresentava carências e agora, graças à iniciativa da prefeitura, as crianças terão um local para estudar e desenvolver atividades físicas com segurança e qualidade, não sendo só o desenvolvimento na estrutura, mas o desenvolvimento do ensino escolar que antes era bom e agora será melhor".

A diretora da escola, professora Marta Lúcia, falou aos presentes que a população está agradecida por esta obra, pois agora, os alunos poderão estudar em ambiente adequado e praticar esportes, faça sol ou chuva, dando aos professores as melhores condições para o desenvolvimento educativo da escola. “A esperança venceu o medo, o ensino de qualidade não é apenas a sala de aula, essa escola hoje não deixa a desejar nenhuma escola particular, temos estrutura, ensino de qualidade e ótima merenda, agora os alunos terão uma área de recreação e sala de aula bem estruturada para melhoria no ensino, além de quadra esportiva coberta”.

Em seu pronunciamento a prefeita Verônica Medeiros enfatizou sobre os investimentos na educação. “Esse é um momento ímpar e emocionante, pois acompanhei todos os passos da atual gestão e nunca tentamos mostrar para depois tentar fazer, fazemos para depois mostrar; hoje não vemos mais evasão escolar no município, a nossa prioridade foi à educação, e vemos hoje alunos com mais ânimo por que a prefeitura municipal investiu na qualificação do ensino”.

O Deputado Estadual Fernando Toledo que esteve presente a solenidade explanou sobre melhorias na educação. “A prefeitura de Palmeira vem fazendo uma política educacional muito boa, e hoje principalmente, com a entrega desta belíssima escola, dando conforto ao aluno e servidor; tenho enorme satisfação de voltar á este município e acompanhar o desenvolvimento com zelo pelo serviço público”.

Na oportunidade a banda fanfarra da Escola Antônio Barbosa Leite do Distrito de Canafístula se apresentou e em seguida aconteceram apresentações do coco de roda e Kung Fu pelos alunos da Escola Vera Lúcia Gama.

Após o ato solene o Pe. Thiago Henrique deu ás bênçãos inaugurando a nova escola. Em seguida a secretária de Educação, Aparecida Costa acompanhada da prefeita realizaram entrega de instrumentos musicais ás escolas da zona rural através do projeto Mais Educação.

Ao encerrar a solenidade, a prefeita anunciou que as escolas Irmã Bernadete no Bairro Xucurús e Rosinha Pimentel no Bairro Paraíso estão em reforma e serão reinauguradas no mesmo padrão da Escola Vera Lúcia Gama Moura no prazo de 90 dias.

PROJETO

O projeto da Escola Vera Lúcia Gama Moura foi escolhido em função de seu aspecto físico beneficiando 500 alunos, nos turnos da manhã, tarde e noite oferecendo educação básica, além do Projeto Mais Educação com abrangência em Educação Infantil (Maternal I e II), Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Regular em horário integral.

O projeto arquitetônico da Escola corrigiu todas as deficiências da escola, com custo estimado em 450 mil reais realizado com recursos próprios do município para adequar a quadra de esportes, construção de um anexo com duas salas de aula, cozinha, despensa, refeitório, banheiros feminino e masculino, aplicação de cerâmica a meia altura nas paredes das salas de aula e do hall social, substituição de portas e esquadrias de toda escola, monitoramento por câmeras, mini quadra coberta para o lazer e recreação das crianças, além de vasta área verde e playground promovendo conforto aos alunos

Os alunos que permanecem na unidade de ensino das 7h30 às 17h30, têm direito a quatro refeições diárias, sala de descanso com televisão, DVD e projetor multimídia, objetos de higiene pessoal (como toalha e escova), fardamento, além de atividades extras com horários programados.