Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios reestrutura atendimento

  • Redação
  • 15/09/2012 05:23
  • Cidade

No intuito de agilizar o atendimento médico a Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios por intermédio da Sesau e do Ministério da Saúde implantarão a Central de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria.

A sede da secretaria de saúde, situada no Bairro Paraíso passou por reformas na área física e troca de todo o mobiliário para atender aos padrões da Central. As salas de marcação de consulta, produção, programação e acolhimento, além de copa que com a reforma, foram divididos individualmente em setores, reorganizando a eficácia no atendimento. O aditivo da reforma foi à calçada da sede que agora disponibiliza de rampa de acesso para deficientes físico e visual.

Os PSF´s estão sendo informatizados para a realização de programação e agendamento de consulta, e os que não possuem sinal para instalação de internet continuarão a realizar as marcações de consultas na sede da secretaria. “Os PSF’s não possuíam sistema de informática e telefonia, as marcações eram realizadas na sede, ocasionando uma demora para o paciente ser atendido. Com a implantação desse projeto o atendimento será mais humanizado e organizado, facilitando o atendimento e organização de serviço” avalia Eneida Cavalcante, secretária de saúde.

Serão realizados nas Centrais dos PSF´s e na sede da Secretaria de Saúde, agendamento de consultas e exames especializados.

AVANÇOS NA SAÚDE

Com a central de Regulação o Sistema de Saúde de Palmeira dos Índios, através da criação de mecanismos irá monitorar o acesso e o grau de satisfação dos usuários do SUS, realizando estudos, propondo critérios e indicadores para o estabelecimento da política de atuação; Estabelecer indicadores de avaliação de desempenho das ações, serviços e sistemas de saúde; Avaliar os resultados e o impacto das ações e serviços no perfil epidemiológico da população; Controlar e avaliar a eficiência, eficácia e efetividade das ações de controle e avaliação, quanto a objetivos, técnicas, organização, recursos e procedimento, inclusive os de alto custo; Definir estratégias, diretrizes e procedimentos de controle e avaliação, referentes à prestação dos serviços ofertados à rede de saúde, além de realizar auditorias e vistorias técnicas junto aos serviços de saúde relacionados ao SUS. O próximo projeto da secretaria municipal de saúde será a ampliação da rede de frios e da central de medicamentos.