Projeto do IFAL é visto por jovens cientistas de mais de 50 países em Londres

• Assessoria
  • 30/08/2012 19:00
  • Cidade
Div ulgação

O Grupo de Robótica do câmpus Palmeira dos Índios do IFAL (Instituto Federal de Alagoas) apresenta, até o dia 30 de agosto, projetos de pesquisa na área, durante a realização do LIYSF 2012 (London Internacional Youth Science Forum) – Fórum Internacional de Jovens Cientistas de Londres. O grupo é formado pelos alunos João Constantino, Marília Oliveira (Informática), Emanoel Araújo e Marcos Fred (Edificações), sendo coordenado pelo professor Emerson Ferreira.

O grupo foi convidado para o evento internacional por meio da Rede Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC). O projeto intitulado “Reciclabot – um robô que ensina a reciclar lixo”, já foi visto por pesquisadores da área de robótica de vários países, durante exposição no Imperial College London.

O LIYSF, que é o maior fórum científico do mundo, é organizado pelo Imperial College London, em parceria com o British Council e outras instituições. O evento, organizado desde 1959, reúne cerca de 300 jovens cientistas de mais de 50 países, oferecendo uma oportunidade única de participar de palestras e conferências com cientistas renomados, apresentação de trabalhos, demonstrações científicas, visitas a laboratórios, indústrias e museus científicos. São 54 fóruns no evento, com intercâmbio de experiências científicas de todo o mundo. O tema central é o Planeta Humano.

Os alunos do Câmpus Palmeira dos Índios postaram fotos no Facebook em que mostram a visita feita ao Laboratório Físico Nacional, aos pontos turísticos de Londres e do estande do Câmpus Palmeira dos Índios montado no fórum. O grupo também posou para fotos com a bandeira do Instituto Federal de Alagoas e do município de Cacimbinhas-AL onde reside um dos estudantes. O aluno Marcos Fred também postou foto com John Ellis, professor de Teoria da Física do King’s College.

London (CERN) é um dos expositores do LIYSF e um dos renomados estudiosos da teoria Bóson de Higgs (uma partícula elementarbosônica prevista pelo Modelo Padrão de partículas, teoricamente surgida logo após o Big Bang de escala maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partícula). O professor proferiu, na noite de segunda-feira, uma palestra sobre o assunto. Amanhã, está prevista visita de um dia para os centros de pesquisas da universidades de Oxford & Cambridge.