Estudantes da UNEAL realizam protesto em Palmeira dos Índios

  • Bruno Levy
  • 30/08/2012 15:11
  • Bruno Levy
Bruno Levy

Foi realizado na tarde de hoje (30) um protesto pacífico na cidade de Palmeira dos Índios pelos docentes, servidores técnicos e alunos da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Com mais de oitenta pessoas, maioria formada pelos representantes do Campus III que é localizada no município, fez a passeata por vários cantos da cidade reivindicando o descaso que a universidade está sofrendo nos últimos anos. O protesto começou na Avenida Vieira de Brito às 15h e passou por ruas, praças, colégios e dentre outros locais até chegar ao ponto final na Praça da Independência às 17h15min. Com vários ‘gritos de guerra’, exemplos como “tem dinheiro pra eleição, mas não tem para educação” e “governador onde é que está, cadê o vestibular”, os alunos do corpo discente da faculdade chamaram atenção por onde passaram.

Os principais pontos de protesto foram em frente à sede da prefeitura de Palmeira dos Índios e dentro do Colégio Estadual Humberto Mendes. Neste último os alunos da instituição juntaram-se ao coro e decidiram seguir na caminhada formando mais de cem pessoas no centro da cidade. Assim, todos que participaram da manifestação esperam uma resposta concreta do governo de que haverá mudanças na instituição formadora de professores que é de suma importância para toda Alagoas.

Outros atos

Outros atos poderão ser realizados pelos representantes da universidade. As ideias é que sejam realizadas mais passeatas nas cidades de Arapiraca no dia 4 de setembro, onde está localizada a reitoria da instituição, e em Maceió no dia 19 de setembro, quando será realizada uma audiência pública para tratar dos problemas que a faculdade enfrenta. Mais atos em Palmeira dos Índios estão sendo cogitados pelos professores.

Reinvindicações

As reinvindicações propostas dos representantes da UNEAL são a reposição salarial de 17,38%, progressão horizontal e dedicação exclusiva para os docentes. Melhores salários e progressão vertical para os funcionários, assistência estudantil, concurso público para professores e funcionários efetivos, verba para investimentos, aumento de 100% na verba de custeio e realização imediata do vestibular.

Clique aqui para ver outras fotos.

Vídeo 1

Vídeo 2