TRE decide destino eleitoral de Petrúcio Barbosa em Palmeira nesta terça-feira

  • Redação
  • 27/08/2012 07:18
  • Polícia
TSE
TSE

A eleição em Palmeira dos Índios estará sendo decidida a partir desta terça-feira quando os juízes que compõe o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgarem o recurso dos advogados do fazendeiro Petrúcio Barbosa (PTB) que teve seu registro indeferido pelo juiz eleitoral de Palmeira dos Índios Sandro Augusto dos Santos.

Petrúcio está enquadrado na Lei do Ficha Limpa e está inelegível por oito anos, em virtude de uma condenação no Tribunal de Contas da União pela não prestação de contas (enquanto prefeito do município de Igaci) de recursos federais.

O Tribunal de Contas da União (TCU) reforçou mais ainda sua decisão, quando na semana atrasada a Ministra Ana Arraes rejeitou o pedido de reconsideração da decisão do TCU feito pelo candidato do PTB.

Com a nova decisão, ficou clara que sua inelegibilidade só cessará em julho de 2016, quando completar oito anos.

Na eleição passada Petrúcio Barbosa também concorreu ao pleito, sendo derrotado por James Ribeiro (PSDB), atual prefeito.

Na ocasião Petrúcio Barbosa também não pode levar adiante seu intento, pois estaria pleiteando um “terceiro mandato”, o que foi considerado ilegal pela Justiça.

Se Barbosa tivesse ganho o pleito anterior, não assumiria o mandato, já que estaria inelegível.

A mesma coisa pode acontecer no pleito deste ano, caso Petrúcio Barbosa insista em sua candidatura. Se ganhar, não leva - caso a lei do Ficha Limpa - seja aplicada fielmente, seguindo a decisão do juiz eleitoral de Palmeira dos Índios.