Docentes, coordenadores pedagógicos e diretores devem ficar atentos ao período de escolha dos livros didáticos que serão utilizados por alunos e professores da rede pública nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de 2013. As escolas têm até o próximo dia 1º de julho para acessar o portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – www.fnde.gov.br para a escolha das obras destinadas a todas as matérias do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE) disponibilizou para as escolas da rede estadual o guia didático com orientações para os procedimentos do uso do sistema online que permite a escolha dos livros didáticos.
“As escolas receberam orientações e monitoramento da secretaria para a aquisição do livro didático. Além disso, os professores foram alertados sobre a importância de uma boa escolha, já que os livros serão utilizados por três anos consecutivos, beneficiando mais de um aluno”, explica a técnica pedagógica Nali Cristina dos Santos, da SEE.
O técnico da gerência de desenvolvimento das práticas pedagógicas da SEE, Jair Porto, lembra aos responsáveis pela escolha dos livros didáticos que não deixem para a última hora o acesso ao portal do FNDE.
“As escolas devem realizar o cadastro já nos primeiros dias do prazo, para evitar surpresas como o congestionamento no sistema. As instituições devem ficar atentas para não perderem o prazo, que é até o dia 1º de julho”, afirma Jair.
Procedimento
Após acessar o Sistema de Material Didático do FNDE (Simad) e inserir os dados do responsável, as escolas devem escolher duas opções de obras para cada componente curricular. Na negociação com as editoras, caso não se concretize a compra da primeira opção, a escola receberá os livros da segunda opção.
Após conferir as coleções desejadas, é só clicar na opção “gravar” na parte inferior direita da tela, e a escolha estará completa. As escolas ainda podem alterar sua seleção até o fim do prazo de vigência do processo. Ficará valendo a última escolha gravada.