Seagri prorroga edital para cadastro de entidades interessadas em distribuir o leite

  • Redação
  • 15/05/2012 16:36
  • Maceió

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) prorrogou o edital para cadastro das entidades assistenciais sem fins lucrativos interessadas em distribuir o leite em Maceió. O prazo, que se encerraria nesta quinta-feira (17), segue até o dia 31 de maio.

A medida, de acordo com a Seagri, é para dar mais tempo a entidades que se interessam em participar da seleção, mas ainda não tinham organizado toda a documentação necessária.

O Edital Nº 001/2012 com a prorrogação do prazo já foi publicado no Diário Oficial do Estado e está disponível no endereço eletrônico www.agricultura.al.gov.br. Quem desejar também pode obter o documento na sede da secretaria, na Rua Cincinato Pinto, 348, no Centro de Maceió.

No total, as instituições vão atuar em quase 90 pontos de distribuição do leite em Maceió e distribuir cerca de 16 mil litros do produto para 16 mil famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. O repasse do leite é uma ação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Modalidade Especial Leite (Programa do Leite), coordenado pela Seagri, que em todo o Estado repassa 80 mil litros para 80 mil famílias.

“As organizações selecionadas vão firmar um Termo de Parceria com a Seagri, que vai fiscalizar o trabalho delas. Para fazer essa distribuição na capital, elas não receberão nenhum repasse financeiro”, comentou a superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Inês Pacheco.

As entidades que já fazem essa distribuição em Maceió também podem participar da seleção. Para isso, devem se cadastrar de acordo com as normas do edital. “Nos demais municípios – exceto Maceió e Arapiraca – a entrega foi municipalizada, numa parceria dos municípios com o Governo do Estado”, explicou a superintendente. Segundo o edital, as entidades interessadas devem ter pelo menos três anos de fundação e desenvolver algum trabalho de cunho assistencial.

“O Programa do Leite desenvolve um papel fundamental na complementação alimentar de famílias em situação de insegurança, atendendo principalmente crianças, gestantes, nutrizes e idosos. Por outro lado, fortalece os pequenos agricultores que, por meio de suas associações, fornecem o produto”, explicou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas.

Beneficiários
Para receber o produto, as famílias cadastradas devem ter pelo menos uma criança com idade entre dois e sete anos (antes a faixa etária era de seis meses e seis anos), uma gestante ou um idoso com mais de 60 anos, seja ele aposentado ou não. Elas devem se cadastrar na unidade de distribuição do leite mais próxima de sua residência. À medida que surgirem as vagas, serão incluídas.

O Programa do Leite faz parte das ações do Programa Fome Zero, do Governo Federal, e em Alagoas é resultado de um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Outras informações pelos telefones (82) 3315-1374 / 3315-1397, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.