Seinfra apresenta andamento das obras do Canal do Sertão

  • Redação
  • 07/05/2012 20:45
  • Cidades

O Canal do Sertão foi destaque de reunião do Programa Alagoas Tem Pressa, realizada nesta segunda-feira (7), com a participação do governador Teotonio Vilela e dos secretários estaduais. Na oportunidade, o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, apresentou o avanço das obras que já estão beneficiando milhares de alagoanos.

Com quase 60 km concluídos, o Canal do Sertão chega à marca de dois mil trabalhadores empregados em sua construção, sendo 90% sertanejos. Além de ser a maior obra de infraestrutura de Alagoas, o Canal do Sertão também é a maior obra de cunho social do Estado. O projeto tem objetivo de reduzir a miséria da região mais pobre do Estado.

Quando estiver em operação, a obra vai abastecer com água própria para consumo a população sertaneja, que sofre com a seca. Além disso, o Canal do Sertão vai desenvolver a economia regional a partir dos perímetros de irrigação, gerando oportunidades de emprego e renda nas áreas de piscicultura, pecuária de pequeno porte, agro indústria e fruticultura.

Nesta segunda-feira, o secretário Marco Fireman explicou que não é possível pensar no desenvolvimento de Alagoas sem priorizar o abastecimento de água para a população. “A história nos mostra que a maioria das cidades que se desenvolveram em todo mundo, estão ou estiveram à margem de um grande rio. Não existe registro na história - depois do transporte de rodas - de cidades que tenham prosperado sem acesso viário e sem água. Por isso, não dá para pensar em uma Alagoas sem miséria se não levarmos água para todos”, avalia Marco Fireman.

Na oportunidade, o governador Teotonio Vilela Filho também destacou a relevância da obra do Canal do Sertão. “A explanação que o secretário Marco Fireman faz hoje é muito importante para que todos os membros do Governo conheçam a obra que será um marco sem precedentes para Alagoas. As motivações que levaram à construção do Canal do Sertão mobilizam e apaixonam a todos”, afirmou.

As obras

O Canal do Sertão é uma das ações estruturantes inseridas no Programa Alagoas Tem Pressa e se estenderá por 250 km, ao longo de 42 municípios. Em dezembro de 2011, R$ 347 milhões foram garantidos para a construção até o km 77,8 e a obra já está licitada até o km 150.