Esta semana a Academia Brasileira de Laringologia e Voz e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia promovem a sua 14ª Campanha Nacional da Voz. Dada sua importância, a Campanha da voz foi reconhecida internacionalmente e, desde 2003, 16 de abril passou a ser o Dia Mundial da Voz. Uma ideia brasileira que conquistou o mundo. O resultado tem sido a realização de ações integradas em países como EUA, Espanha, Portugal, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá e Brasil.

“Se você tem rouquidão persistente na voz, dor ou ardência na garganta, dificuldade para respirar ou para engolir, pode significar algum problema em seu aparelho vocal”, a dica é de nosso otorrinolaringologista Dr. Marcos Rossinter Melo.

Alguns deste sintomas podem ser sinais de um problema muito grave: o câncer de laringe. O Brasil é um dos países com maior incidência da doença, que tem grande possibilidade de cura quando diagnosticada no início. “É muito importante consultar um médico sempre que suspeitar de problemas na sua garganta”, ressalta Dr. Marcos Rossinter.

Não fumar, não forçar a voz, não gritar nem cochichar são cuidados simples para cuidar da sua voz. Evitar falar excessivamente durante exercícios físicos, quando gripado ou com alguma crise alérgica também é muito importante bem como evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos que causem azia ou má digestão.

Cerca de 70% da população ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho como cantores, locutores, vendedores, advogados, professores, telefonistas, entre outros. Esses profissionais não podem esquecer que a voz é um instrumento importantíssimo à vida de cada um e deve ser tratada com cuidado especial. Diga sim para sua saúde! Cuide bem da sua voz!

Dr. Marcos Rossinter atende às sextas-feiras na Centroclin.

Av. Deodoro da Fonseca, centro de Palmeira dos Índios

Fone: (82) 34212785