Vereadores fazem fiscalização e constatam problemas na Saúde Pública de Palmeira dos Índios
- 26/01/2021 08:09
- Blog do Cayo Cesar

Um grupo formado por 8 vereadores de Palmeira dos Índios, iniciou uma nova forma de fazer política, diferente do que acontece após as eleições, quando os políticos eleitos somem e ficam quase que inacessíveis. Os vereadores Geraldo Ribeiro, Adelaide França, Cristiano Ramos, Sheila Duarte, Maxwell Feitosa, Madson Monteiro e Carlos Guruba mostraram que pode sim, fazer política diferente.
Após receberem várias denúncias da população sobre a saúde pública de Palmeira, os vereadores foram fiscalizar in loco, como se encontram as unidades de saúde. O primeiro ponto que foi visitado foram alguns Postos de Saúde, onde os vereadores constataram a falta de profissionais suficientes para atender a população, sobrecarregando os profissionais existentes e a atenção primária. “ O posto de saúde é a porta de entrada da saúde pública, se a atenção básica não funciona, sobra para a secundária, ou seja, o cidadão que não consegue ser atendido no posto, vai para a Upa e sobrecarrega a demanda de saúde do Município.” Explicou Geraldo Ribeiro.
O segundo ponto visitado foi a Farmácia central do município, responsável pela distribuição de medicamentos de alto custo e controlados. Lá, os vereadores presenciaram a falta de grande parte dos medicamentos de uso contínuo da população, principalmente Diazepam. Questionada sobre a falta dos medicamentos, a responsável pela unidade revelou que sempre falta medicamentos e que dia 5 de fevereiro estaria chegando alguns.
A Comissão observou também o total abandono que se encontra a unidade do Caps Osvaldo Silva, localizado no bairro Paraíso, sendo tomada pelo mato e poeira.
Com essas demandas a comissão de vereadores foi até a sede da Secretaria de Saúde com o objetivo de levar as demandas até o Secretário Diógenes e vê quais eram as medidas que o município estava tomando para solucionar os problemas. Mas o Secretário estava viajando e por isso não se reuniu com os representantes do povo, na própria sede os edis continuaram a fiscalização e constataram mais um novo problema, a dificuldade para se agendar exames.
A Secretária Adjunta em Saúde, Leide Alencar recebeu os vereadores e informou ainda nesta semana o Secretário Diógenes se reuniria com os mesmos e responderia as demandas denunciadas pela população.