Enf. Márcio Pinheiro 14596937759216 Cristo do Goiti

No dia 02 de Abril são realizadas ações em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo em todo o mundo. Em Palmeira dos Índios, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semuma) e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Urbanismo, iluminou a estátua do Cristo do Goití, cartão postal do município, com tons de azul, cor escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para representar o movimento.

A ação, criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno que atinge mais de 2 milhões de brasileiros, segundo dados da própria organização. O objetivo é impulsionar o compromisso político e a cooperação internacional a favor de investimentos maiores nos setores sociais, educacionais e laborais das pessoas com o transtorno.

De acordo com a titular da Semuma, Anna Luiza França, a ação é pequena, mas de grande importância. “Eu, particularmente, apoio a causa há anos, e como responsável da pasta do Meio Ambiente me senti na obrigação de realizar em algo em nosso município para que as pessoas lembrem dessa causa. Muitas pessoas não conseguem detectar de imediato que seu bebê ou que seu são autistas, pois são características muitos singulares de identificar, mas as pessoas precisam ter conhecimento disso tudo, por isso vamos iluminar nosso cartão postal para que esse dia não passe em branco em nosso município”, ressalta França.

O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA. Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de relacionamento. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.