Caldeirão do Huck/TV Globo 13877212608087

As alunas do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Palmeira dos Índios, Luciana de Almeida e Luana de Oliveira, não fizeram feio neste sábado (21), no programa da TV Globo, Caldeirão do Huck,  repetindo a façanha da dupla  Samantha Mendonça e Taísa Tenório, que dia 14/12 apresentou a invenção do tijolo feito do bagaço de cana de açúcar, ganhando  o prêmio máximo de  R$ 30mil.
 

As jovens, cursam o 4º ano de Edificações,  no IFAL, e participaram do  quadro do programa  “Jovens Inventores”’,  mostrando  o uso de uma  planta típica da caatinga, chamada “Mussambê” que auxilia no combate a praga do couve.

 No projeto apresentado pelas jovens inventoras, o  Mussambê funciona como controle biológico, ou seja, sem o uso de  agrotóxico,  dando ao agricultor uma opção eficaz e sustentável, auxiliando na produção de uma agricultura orgânica, sem sofrer perda na produção.

Fizeram parte dos jurados Ana Penido, diretora do Inspirare, Carlos Eduardo Grelle, biólogo, pesquisador e professor do Departamento de Ecologia da UFRJ e a atriz  global Mariana Ximenes. Todos deram nota máxima (10) a invenção apresentada pelas alunas palmeirenses.